Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro

A Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro nasceu a 05 de Maio de 1969, por instituição testamentária do casal Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, na cidade de Águeda – Portugal – com objectivos nas áreas da museologia (albergando a Colecção de Arte que o casal construiu ao longo da vida), da cultura (promovendo e dinamizando projectos vários) e da assistência (concedendo bolsas e prémios académicos).
A 28 de Junho de 1985 abre ao público o edifício Museu/Sede na Quinta de S. Pedro, pertença do casal, sob projecto do arquitecto Agostinho Rica. Um espaço contemporâneo, consciente do seu lugar na sociedade, com um valor de referência e de síntese, capaz de transformar e de oferecer modelos sociais e culturais alternativos adequados para assinalar, caracterizar e transmitir os valores e os signos dos tempos; resgatando, no seu conceito, o poder enquanto instituição de referência para a sociedade global: valores de urbanidade essências na transculturalidade actual.
Com o seu Conservador, Vieira Duque, o Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, ambiciona funcionar como um Romance, onde os objectos são narradores e funcionam como agentes activos de Memória e, a par dos textos literários, tenham ritmo específico, gramática, sintaxe e lógica próprias, coordenando assim a articulação entre os diversos elementos do espaço e das exposições, numa lógica do texto expográfico, alcançando o lúdico, o pedagógico, o cultural, o social, o colectivo e o individual.
Uma praxis onde o património tem como missão fomentar um espaço de experiências, conduzindo o Ser Humano para o mundo do extraordinário, do mágico, do encantamento e da imaginação; exercitando desta forma a tolerância através de objectos de Arte da nossa colecção, nos campos da Arqueologia, Escultura, Pintura, Artes Decorativas, Ourivesaria, Mobiliário, Gravura, Cerâmica e Acervo Bibliotecário.


Guided tours


Exhibitions and events

We don't have anything to show you here.


Educational programs

We don't have anything to show you here.


Collections

We don't have anything to show you here.


Suggested Content